Salvatore, um membro da máfia siciliana, dirige-se a um apartamento da cidade de Palermo com uma metrelhadora nas mãos para fazer um ajuste de contas. Há quatro membros de famílias rivais que ele quer eliminar e sabe que, nessa noite, os quatro se juntam no apartamento para jogar às cartas. Sobe as escadas, arromba a porta do apartamento e surpreende os quatro inimigos sentados à mesa. Descarrega as balas da metrelhadora sobre eles, matando-os.
Sucede que, ao fundo da sala, estava uma quinta pessoa - a Luciana - atrás de uma cortina de tecido a fazer café para os outros. A Luciana foi também atingida e morreu. Salvatore desconhecia a Luciana e nem sequer sabia que estava na sala.
Pergunta-se: o Salvatore realizou a acção de matar a Luciana? E realizou cinco acções (matar cada uma das cinco pessoas) ou apenas quatro (disparar sobre os quatro jogadores de cartas)? Ou será que apenas realizou uma acção, a acção de matar cinco pessoas?
O que vos parece?
Se considerar-mos a acção abstracta o Salvatore realizou 1 acção(matar 4 pessoas).
ResponderEliminarSe considerar-mos a acção concreta o Salvatore realizou 4 acções(matar cada uma das 4 pessoas).
No caso da Luciana, se pensarmos que uma acção é algo que o agente faz intencionalmente então matar a Luciana não foi uma acção.
=D Força ai Stor!
"Não basta termos um bom espírito. O mais importante é aplicá-lo bem."
Eu acho que Salvatore só realizou uma acção.
ResponderEliminarPoderia ter sido 4 acções se ele tivesse matado por exemple uma pessoa de cada vez no intervalo de 15 min ou ainda se tivesse chegado lá e ter matado 2 pessoas e depois de um certo tempo mais 2 pessoas ai seria 2 acções,mas como matou as 4 pessoas de seguida trata se de só uma acção.
E o caso da Luciana não foi uma acçao porque o Salvatore desconhecia a sua existência,ou seja,foi sem querer.
Sueli Silva 10ºB
Eu defendo que as acções são concretas. Descordo com a teoria de Sueli,agora supondo que elas sejam abstractas, pois se a intenção era matar as 4 pessoas, que diferença faria os intervalos de tempo?
ResponderEliminarContinuando, penso que o Salvatore realizou quatro acções, pois a intenção até poderia ser a mesma, mas não impede que sejam actos diferentes.
A morte de Luciana não foi intencional, ele não a viu, por isso não é considerada acção mas sim uma consequência.
Mónica, 10ºF
Concordo com a Mónica. O Salvatore realizou quatro acções, pois tinha a intenção de matar quatro pessoas, a morte da Luciana foi apenas uma consequência das suas acções. Foi algo que aconteceu ao Salvatore (provocar a morte da Luciana), pois nao foi intecional.
ResponderEliminarEu Penso que o Salvatore realizou uma so acção, que foi matar as 4 pessoas e por consequencia matou a Luciana.
ResponderEliminarA Morte da Luciana nao foi intencional, uma Vez que o salvatore descunhecia a sua Existencia.
Isa 10ºB
O Salvator matou a Luciana mas,não lhe fez intencionalmente.
ResponderEliminarEle fez cinco acções(matar cada uma das cinco pessoas).
Gonçalo Alves Arez
10ºF Nº16
19/11/09
Vou tentar fortalecer a minha opinião dizendo que a intenção é um estado mental, já a acção não. Dessa intenção pode nascer uma ou mais acções, o que faz com que a intenção de Salvatore de matar quatro pessoas tenha originado quatro acções diferentes, a de matar cada uma delas.
ResponderEliminarRetiro o que disse em relação a Luciana, pois sinto-me um pouco confusa. Ora, este acontecimento surgiu de uma antiga intenção, que era a de matar as quatro pessoas presentes. Visto isto, poderia-mos considerar a sua morte um acto. Caso Saltavore tenha visto Luciana e só depois a ter morto, será sem dúvida uma acção, pois reflectiu sobre o assunto. Caso a tenha morto sem querer, inconscientemente, será apenas um acaso.
Mónica, 10ºF
Se a intenção do Salvatore era matar as 4 pessoas,então sou da opinião de que ele realizou 4 acções e não apenas 1.Quanto ao facto de ter matado a Luciana,aí ele não realizou nenhuma acção,pois baseando-me no que o professor disse na aula,só é considerada uma acção quando é feita intencionalmente e neste caso a intenção do Salvatore não era matar a Luciana!
ResponderEliminarAna Pereira,10ºB
Concordo com a Ana. Se a intenção de Salvatore era matar 4 pessoas então realizou quatro acções. O acto de matar Luciana não passou de um acontecimento, pois não foi intencional.
ResponderEliminarMaria Ines Nº15 10ºB
Obrigado pelas vossas respostas. Gostaria de esclarecer algumas ideias. A natureza da acção é um problema em aberto, isto é, continua a ser objecto de discussão filosófica. Contudo, há certos aspectos acerca dos quais os filósofos estão de acordo. Aliás, sem isso a discussão nem sequer poderia começar. um aspecto razoavelmente consensual é que as acções são acontecimentos que têm intenções como causa. Mas isto não significa que as intenções façam parte das acções (tal como a causa do meu piscar de olho não faz parte do acto de piscar o olho).
ResponderEliminarOutro dos aspectos que está aqui em causa é saber como se contam acções. A resposta a esta pergunta depende de se considerar que as acções são abstractas ou concretas, como referiu a Mónica. Ora, isso é objecto de disputa entre os filósofos, o que não impede de se tentarem meter na discussão. É assim mesmo!
eu acho que o salvatore praticou duas acções, uma de matar 4 pessoas e outra de matar a luciana. Matar 4 pessoas so considero como uma porque era propositado, ele queria mesmo matar aquelas pessoas levando ate uma metrelhadora logo matou-as ao mesmo tempo. Considero tambem matar a Luciana uma so acção porque nao era intençao so salvatore matá-la, logo conta como uma acção diferente.
ResponderEliminarinês 10B nº10
Eu penso que o Salvatore realizou 4 acções, porque ele tinha intenção de matar as 4 pessoas.
ResponderEliminareu não considero que a morte da Luciana foi uma acção, porque não foi com intenção.