Palestras & conferências

O que é arte? Biblioteca Municipal de Oliveira de Frades. Oliveira de Frades, 19 de Maio de 2023.




Ética e egoísmo. Business talks. Universidade do Algarve (Campus de Portimão), 7 de Março de 2023.



Devem os tolerantes tolerar os intolerantes? Palestra on-line do dia internacional da tolerânciaAgrupamento de Escolas de Figueira Mar (Figueira da Foz), 16 de Novembro de 2021.


A lógica no país das maravilhas. Aula aberta de Filosofia do Colégio de São Gonçalo. Amarante, 8 de Maio de 2019.



Vivir deprisa, pensar despacio. Banquete Internacional de fil-o-Sofía. Universidad de Guadalajara: programa académico FIL 2018. Hotel Hilton, Salón México II (Guadalajara, México)1 de Dezembro de 2018.



Há assuntos interditos na literatura para a infância? V Encontro de Literatura para a Infância. Escola Superior de Educação de Lisboa, 19 de Maio de 2018.



Definições de arte. VII Olimpíadas Nacionais de Filosofia. Prosofos/Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal, 13 de Abril de 2018.




Qual é a pergunta mais importante do mundo? Colégio Internacional de Vilamoura. Vilamoura, 24 de Novembro de 2016.



Direito ao conhecimento. Colóquio 'Curriculum e conhecimento: o que e como ensinar?', do Conselho Nacional de Educação. Lisboa, 14 de Março de 2016. [Texto publicado em livro pelo CNE]




Estética e ética. Agrupamento de Escolas Romeu Correia. Feijó, Almada, Janeiro de 2015.



Tolstói. Colóquio ‘O que é a arte?’, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Lisboa, Junho de 2014



Filosofia e religião. Escola Secundária Pinheiro e Rosa. Faro, Março de 2014.


Formar cidadãos: o que fazer e o que não fazer. Fórum Educação do Lions Clube de Portimão. Portimão, Janeiro de 2014.


Avaliação em Filosofia: o que avaliar e como? Minicurso. II ENPEFFE, Universidade Federal de Ouro Preto. Ouro Preto (MG, Brasil), Abril de 2013.



Saber fazer perguntas. X Encontro Nacional de Professores de Filosofia, da Sociedade Portuguesa de Filosofia. Universidade Nova de Lisboa, Setembro de 2012.


O problema da definição de conhecimento. Escola Secundária Manuel da Fonseca. Santiago do Cacém, Fevereiro de 2012.

Comment on Dominic McIver Lopes' 'We Are All Artists Now: Photographic Art in the Digital Age' communication. XIII Colóquio de Outono – Estética e Cultura Material. Universidade do Minho, Braga, Novembro de 2011.

A lógica e o lugar crítico da razão. Colóquio internacional: O lugar da lógica e da argumentação no ensino da Filosofia, LIF-Unidade I&D, Universidade de Coimbra, Dezembro de 2009.


O que é uma sociedade justa? Rotary Clube da Praia da Rocha, Outubro de 2009.

A argumentação em Estética, VI Encontro Nacional de Professores de Filosofia, da Sociedade Portuguesa de Filosofia. Universidade de Évora, Setembro de 2008.


Arte e cognição: Uma má estratégia anti-cognitivista. 3.o Encontro Nacional de Filosofia Analítica. Universidade de Lisboa, Junho de 2006.


Estética e filosofia da arte: Os problemas, as teorias e os argumentos centrais. VisProf, Escola Secundária Alves Martins. Viseu, 21 Abril de 2006.

Novo programa de Filosofia: Orientações de leccionação e avaliação. Workshop. Direcção Regional da Educação da Madeira. Funchal, Março de 2006.

Arte e conhecimento: Conhecimento como e de quê? IV Encontro Nacional de Professores de Filosofia, da Sociedade Portuguesa de Filosofia, Universidade do Minho. Braga, Fevereiro de 2006.

A definição de arte: Teorias essencialistas. IV Encontro Nacional de Professores de Filosofia, da Sociedade Portuguesa de Filosofia, Universidade do Minho. Braga, Fevereiro de 2006.


O valor da arte. Seminário Aberto de Filosofia na Sociedade Portuguesa de Filosofia, Lisboa, Outubro de 2005.

O que é a estética? Escola BI/S da Madalena. Pico, Açores, Fevereiro de 2004.

Avaliação em Filosofia. Escola BI/S da Madalena. Pico, Açores, Fevereiro de 2004.

Avaliação em Filosofia. Escola Secundária Fernando Lopes Graça. Parede, Maio de 2003.

Teorias essencialistas da arte. 1.° Encontro Nacional de Filosofia Analítica. Universidade de Coimbra, Maio de 2001.

Sem comentários:

Enviar um comentário