quinta-feira, 21 de outubro de 2010

A Filosofia, nas palavras de Rui Cunha

O grupo de professores de Filosofia da ESMTG no ano lectivo de 2006-2007. 
Rui Cunha é o primeiro da esquerda

Foi com tristeza que soube da morte de um excelente colega e amigo, que também foi professor de Filosofia nesta escola no ano lectivo de 2006-2007. Em memória de Rui Cunha, deixo aqui as palavras com que inicia o seu livro Existência, Sentido e Inferência (Arquimedes Livros, 2007).

Toda a filosofia consiste em propor teses, sejam elas epistemológicas, ontológicas, semânticas, estética, éticas, etc., e aduzir argumentos a favor, respectivamente contra, essas teses propostas. Qualquer tese deve ser formulada clara e concisamente, dado que crucial na sua eventual refutação é a produção de contra-exemplos [...]
Essas teses têm origem em problemas filosóficos, para os quais pretendem constituir soluções. Torna-se fundamental poder testar a validade dos argumentos apresentados em defesa dessas teses, para o que se torna imprescindível a existência de um método de análise desses argumentos. A lógica elementar, ao apresentar um cânone de regras de inferência válidas [...] fornece justamente uma base para esse método. 

Obrigado, Rui.

1 comentário:

  1. O Rui Cunha teve a simpatia de me oferecer este fantástico livro a que se refere o Aires. Num cartãozinho cinzento de papel reciclado que o acompanhava escreveu o seguinte: "Para o Carlos, excelente professor de Filosofia e excelente amigo também, em recordação da ajuda e da companhia na E.S.M.T.G., que eu nunca esquecerei e perdurará para o futuro."
    Neste dia triste só me ocorre devolver-te, letra a letra, as generosas palavras que me enviaste, meu caro amigo.

    ResponderEliminar