sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Motivos para agir

“Acredito que todas as acções humanas são motivadas por interesse próprio: mesmo as chamadas acções altruístas são levadas a cabo com o objectivo de redimir uma culpa, ou de obter aprovação por parte de outros, ou mesmo para usufruir daquele sentimento agradável que nos preenche quando sabemos que fizemos uma coisa boa (acção que é essencialmente egoísta, considerando que o indivíduo que a pratica recebe uma recompensa espiritual, em vez de uma recompensa material). Como discordariam desta posição?”

Retirado do livro organizado por Alexander George, Que Diria Sócrates? (Gradiva)

4 comentários:

  1. A questão exposta neste texto centra-se na teoria de que ações humanas são levadas a cabo com base num egoísmo pessoal. No entanto, na minha opinião, discordo com esta visão sobre as causas que nos levam a agir.
    Sem deixar de reconhecer que existem pessoas com esta postura, acredito que também há muitas que agem sem qualquer base no interesse pessoal. Algumas destas chegam até a sofrer muito fisica e psicologicamente enquanto praticam acções com vista ao bem estar dos outros. Não acredito que o façam para serem reconhecidas ou recompensadas por Deus, no caso das católicos.
    Acredito então que depois de praticarem as acções se sentirão bem, independentemente da crença que tenham.
    Há pessoas que basicamente, não gostam de ver os outros sofrer e então optam por ajudá-los.
    Essas pessoas irão sentir uma enorme realização pessoal porque o fizeram, não quer dizer que o tenham feito apenas para atingir esse sentimento de bem estar!
    O bem estar pessoal é entao uma consequência das nossas acções e não uma causa destas!! O que vem reforçar a ideia que nem tudo o que fazemos tem origem no egoísmo!


    Alice Duarte
    nº 1 / 10 B

    ResponderEliminar
  2. Alice, no próximo post que colocar aqui será apresentado um contra-exemplo à afirmação que agimos sempre em função do nosso interesse pessoal.

    ResponderEliminar
  3. Eu não discordo dessa posição pois eu sou Egoísta, defendo "com unhas e dentes" o Egoísmo Psicológico e tudo o que eu faço é para ser bem visto ou para me sentir bem espiritualmente e psicologicamente.
    Cada um faz apenas aquilo que julga ser mais vantajoso para si, ou seja muitas vezes o agente realiza uma acção porque deseja obter algo que considera bom para si ou o melhor meio para alcançar o que deseja.
    O Egoísta pode realizar acções que aparentemente parecem ser altruístas mas no fundo não passam de acções egoístas como por exemplo Madre Teresa de Calcutá que abdicou da sua vida Prospera e rica doando toda a sua riqueza para os mais carenciados, ficando assim a pensar que um dia mais tarde iria ser recompensada pelo seu gesto.

    Outro Exemplo:
    É o caso do Homem da drogaria no registo do totobola da sua terra, que lá por um homem ter ganho o totobola este fica ruído de inveja por não ser ele a ganhar mas no entanto devia era ficar satisfeito por esse homem poder ter mais poder económico para mais tarde investir nos seus produtos, a este caso dá-se o nome de Egoísmo estúpido.

    Com tudo posto venha lá o que vier somos todos egoístas.

    Abraço Stor!

    ResponderEliminar
  4. Eu não discordo dessa posição pois eu sou Egoísta, defendo "com unhas e dentes" o Egoísmo Psicológico e tudo o que eu faço é para ser bem visto ou para me sentir bem espiritualmente e psicologicamente.
    Cada um faz apenas aquilo que julga ser mais vantajoso para si, ou seja muitas vezes o agente realiza uma acção porque deseja obter algo que considera bom para si ou o melhor meio para alcançar o que deseja.
    O Egoísta pode realizar acções que aparentemente parecem ser altruístas mas no fundo não passam de acções egoístas como por exemplo Madre Teresa de Calcutá que abdicou da sua vida Prospera e rica doando toda a sua riqueza para os mais carenciados, ficando assim a pensar um dia mais tarde iria ser recompensada pelo seu gesto.

    Outro Exemplo é o caso do Homem da drogaria no registo do totobola da sua terra, que lá por um homem ter ganho o totobola este fica ruído de inveja por não ser ele a ganhar mas no entanto devia era ficar satisfeito por esse homem poder ter mais poder económico para mais tarde investir nos seus produtos, a este caso dá-se o nome de Egoísmo estúpido

    Posto isto venha lá o que vier eu defendo que somos todos egoístas.

    Abraço Stor!

    ResponderEliminar