quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Avaliar teorias

Há pessoas que não se interessam por política e nem sequer procuram informar-se sobre as ideias que os políticos dos diferentes partidos defendem para governar o país. O voto dessas pessoas não depende, pois, de uma escolha informada e consciente, mas de motivos que pouco ou nada têm que ver com a competência dos políticos e com as soluções que propõem. Acontece que o número de pessoas que procede assim é elevado, a ponto de poderem ser elas a decidir quem vai governar o país, mesmo que não percebam nada do assunto. Ora, isto não deveria acontecer. Como se resolve este problema? A teoria da Margarida é que só as pessoas que se interessam por política e que estão informadas devem ter direito a voto, pois só assim se pode garantir um bom governo para o país.
Será a teoria da Margarida uma boa teoria? Porquê?

21 comentários:

  1. Acho que a teoria da Margarida não é uma boa teoria, pois por exemplo nas eleições autárquicas ou nas legislativas, são as pessoas que têm de decidir quem querem que governe o seu país, mesmo sem perceber de política. São elas que sabem o que está bem ou mal na sua nação . Os políticos quando são eleitos, vão governar o país inteiro, e não apenas quem percebe de política, então era injusto para as pessoas que não percebem de política não terem o direito a voto, pois também elas são prejudicadas ou beneficiadas com as escolha do nosso representante. Se isso acontecesse haveria uma espécie de ditadura parcial. Logo não concordo com a teoria da Margarida pelas razões acima referidas.

    Adriana Santos 10.º F

    ResponderEliminar
  2. Eu Penso qe a Teoria da Margarida nao esta muito correcta, Pois, os politicos , individualmente, apresentam estrategias ou sugestoes melhores para governar o pais. Cada cidadao faz a escolha que acha mais correcta conforme as sugestoes, ou estrategias de cada Politico.
    Mesmo nao percebendo nada de Politica, qualquer pessoa consegues analisar para si o qe esta correcto ou nao.
    Os politicos Governam o pais inteiro com a finalidade de o mudar para melhor. Todas as pessoas tem direito a votar quer percebam ou nao de politica, Basta analisar cada sugestao de cada politico cuidadosamente.

    Bjs Isa Mara Matos 10ºB

    ResponderEliminar
  3. Não concordo com a Margarida, acho que todos teem direiro a votar, porque há sempre algo do interesse do cidadão no partido em que vota, mesmo que não esteja informado a cem por cento.
    E se não estiver informado isso não tira o direito a votar, porque sempre foi procurada a igualdade entre a população logo tirando o direito de voto seria diminuida a igualdade.

    Cristina César 10.º F

    ResponderEliminar
  4. Eu não concordo com a teoria que a Margarida apresenta. Acho que qualquer cidadão tem o direito ao voto, pois este é uma expressão de Democracia. Nesta prespectiva não é deveras correcto bloquear a participação de alguns.
    Além disso, todos os esclarecidos sobre política têm naturalmente, distintas opiniões e ideais. Logo, o que seria um óptimo governo para uns, poderia ser mau para outros, mesmo no universo dos esclarecidos.
    Um cidadão comum não necessita de perceber todos os ideais e doutrinas políticas para formar uma opiniao sobre o assunto, tendo assim todo o direito de expressá-la através do voto, independentemente do seu grau de esclarecimento.


    Alice Duarte, nº 1, 10º B

    ResponderEliminar
  5. Eu considero a teoria da Margarida uma má teoria pois esta não resolve o problema de quem deve votar mas cria outro problema,o porque de que apenas as pessoas que se interessam por politica devem se têm tantos direitos como as outras.
    Contudo o interesse pela politica deve partir dos proprios cidadãos, pois são estes que beneficiam das politicas de governação.

    Nuno Ramos nº 14 10F

    ResponderEliminar
  6. Na minha opinião, a teoria da Margarida está incorrecta. Acho que toda a gente merece ter direito a votar, não são só os que percebem de política. Todas as pessoas têm direito a escolher quem querem que governe o seu país, mesmo que não percebam nada de política. Os que percebem de política não são nem superiores nem inferiores aos que não percebem, são todos iguais, ou seja, têm todos os mesmos direitos.

    Joana Silva nº7 10ºF

    ResponderEliminar
  7. Pedro Fernandes 10ºB6 de novembro de 2009 às 21:05

    eu acho que a teoria da margarida esta errada todas as pessoas tem o direito ao voto e não só aquelas que percebem de politica.Se assim fosse menos de metade da população e que votava.

    ResponderEliminar
  8. Na minha opnião todas as pessoas tem o direito ao voto. Mesmo que uma pessoa tenha elevada inteligência e facilidade em perceber as ideias expostas pelos partidos políticos, pode sempre cometer erros e fazer uma má escolha. São muitos os candidatos políticos que até fazem um bom discurso, e até têm ideias bastante interessantes, que agradam a população,mas a maioria das vezes não passam de um discurso para obter votos. O voto não é obrigatório, e só o faz quem acha que assim o deve. Não é proibindo algumas pessoas de votar que a ignorância do pais ira acabar, servirá apenas para por de parte grande parte da população e os direitos devem ser iguais para TODOS.
    Logo, eu não concordo com a teoria da Margarida.

    Letícia Fuentes 10ºF

    ResponderEliminar
  9. Acho que a teoria da Margarida esta errada.
    Mesmo nao percebendo nada de politica, os partidos apresentam as suas razoes e por que devem governar e isso tudo, e as pessoas se os votam e' porque teem algo nesse partido que os ''atraiu''. Tirando o direito de voto a todos os que nao percebem de politica, seria diminuida a igualdade de direitos da popula,cao.

    Madalina, 10ºF

    ResponderEliminar
  10. Na minha opinião a teoria da Margarida ésta errada,porque todas as pessoas tem o direito ao voto, mesmo que não percebem nada da política.
    Todos os cidadões tem o direito de votar para marcarem a diferença e para elegerem um representante para governar o seu país,mas ha de ter em conta se vai votar na pessoa certa.


    Sueli Silva 10ºB

    ResponderEliminar
  11. A teoria da Margarida está certa ..
    Não digo que os cidadãos mais inteligentes, cultos e interessados devem ter mais direitos que os outros, mas o que é certo é que acabam sempre por escolher uma pessoa que acaba por não fazer nada do que prometeu .. Os eleitos aliciam as pessoas com jantares, festas, promessas tentadoras e acabam sempre por roubar o que é nosso! Mais vale tirar o direito ao voto aos que não percebem de política do que deixar que eles votem mal e acabemos sempre por ser roubados por alguém.. Por exemplo, o nosso 1º Ministro, todos os portugueses se revoltaram com as várias corrupções que ele fez ao Estado,mas mesmo assim, no dia das eleições ele ganhou..

    Carolina 10ºF

    ResponderEliminar
  12. Há aqui respostas interessantes, mas espero por mais opiniões para fazer os meus comentários sobre todas elas.

    Para já, queria só sublinhar que não devem fazer aqui comentários contra as outras pessoas (colegas ou não), mas apenas contra as suas ideias.

    E continuem a participar.

    ResponderEliminar
  13. Eu concordo com a teoria da Margarida,
    pois muitas pessoas vão votar mesmo sem saber quais são os possíveis candidatos.
    Isso não deveria de acontecer


    Vitaliy 10ºB

    ResponderEliminar
  14. Eu penso que esta teoria nao e boa !!!
    porque a teoria da margarida so apoia as pessoas que estao informadas, nao aquelas que nao querem saber ao nao mesmo as que nao percebem de politica...
    Portugal ainda e um pais liberal por isso e que acho que a margarida esta a ter um acto egoísta !!!

    Um abraço de Bruno Mendes nª7 10ªB

    ResponderEliminar
  15. Como avaliam os conhecimentos políticos da população?
    Será assim tão objectivo?
    A base da teoria da Margarida é boa, a sua intenção é que toda a gente seja bem orientado e governado.. Mas no entanto será que somente aqueles com capacidades superiores (ou pelo menos não infereriores) estarão aptos a dirigir uma sociedade inteira?
    Poderiam alegar que se fariam testes, questionários, etc.. a toda a gente. Mas será exequivél?
    Todos nós prezamos os valores transubjectivos de Liberdade e Democracia.. Não nos estaremos a afastar dos mesmos se seguirmos a ideia da Margarida?
    Sou aluna de Aveiro, da José Estêvão.. encontrei o vosso blog por acaso e tive vontade de responder.

    ResponderEliminar
  16. Não concordo com a teoria da Margarida. Ela não foi suficientemente especifica. Apenas disse que as pessoas informadas e interessadas deveriam votar, mas acontece que a maioria das pessoas está informada devido à informação disponibilizada na televisão, jornais, etc. E a verdade é que a maioria da população é interessada, por esse mesmo motivo dirigem-se às urnas. O problema é que por vezes o voto não é baseado na informação util para a governo do país. Muitas vezes o voto apoia-se em dados não políticos, mas sim porque o individuo simpatiza com o candidato ou simplesmente votam num partido qualquer, para que um certo partido não obtenha maioria absoluta. O que não impede, repito novamente, que as pessoas sejam informadas, interessadas e conscientes do seu voto.
    No meu ponto de vista, cada individuo, como eleitor, devia tomar cosciencia da importância do voto, pois este é muito importante para a evolução de um país. Mas isto é algo que não depende de um todo mas sim de cada um pertecente a esse todo.

    Mónica Nobre, nº13 10ºF

    ResponderEliminar
  17. na minha opinião a Margarida está correcta, pois as pessoas que nao sabem as estrategias e ideias dos politicos, decerteza que nao iriam escolher um bom lider. Qualquer pessoa devia ter consciencia do poder de um voto.
    É claro que as pessoas em geral só sabem o que se diz nos meios de comunicação, por isso os media deveriam ser um pouco mais explicitos em relação a cada ideia de cada partido.

    Inês Gonçalves, nº11 10ºB

    ResponderEliminar
  18. Na minha opinião a teoia da Margarida resolve o problema, mas não é uma boa teoria pois levanta um problema ainda maior, que consiste em determinar as pessoas que têm o poder de avaliar quais são aquelas que estão informadas a cerca de política.

    Mariana Relvinhas, nº17 10ºB

    ResponderEliminar
  19. Obrigado pelas vossas respostas, incluindo a excelente participação da Gabs, de Aveiro.

    Foram aqui apresentadas várias boas razões para mostrar que a teoria da Margarida é má. Eis apenas algumas:

    "Os políticos quando são eleitos, vão governar o país inteiro, e não apenas quem percebe de política, então era injusto para as pessoas que não percebem de política não terem o direito a voto, pois também elas são prejudicadas ou beneficiadas com as escolha do nosso representante. Se isso acontecesse haveria uma espécie de ditadura parcial." (Adriana)

    "E se não estiver informado isso não tira o direito a votar, porque sempre foi procurada a igualdade entre a população logo tirando o direito de voto seria diminuida a igualdade." (Cristina)

    "Eu considero a teoria da Margarida uma má teoria pois esta não resolve o problema de quem deve votar mas cria outro problema,o porque de que apenas as pessoas que se interessam por politica devem se têm tantos direitos como as outras." (Nuno)

    Estas intervenções vão no sentido de que a solução proposta pela teoria da Margarida cria problemas mais importantes do que aquele que supostamente iria resolver, sejam o de gerar desigualdades ou o de pôr em causa direitos fundamentais das pessoas.

    Outros, como a Alice e a Letícia, alegam mesmo que a teoria da Margarida nem sequer iria resolver o problema (como escolher melhores governantes?), como se pode confirmar nas seguintes passagens:

    "Além disso, todos os esclarecidos sobre política têm naturalmente, distintas opiniões e ideais. Logo, o que seria um óptimo governo para uns, poderia ser mau para outros, mesmo no universo dos esclarecidos.
    Um cidadão comum não necessita de perceber todos os ideais e doutrinas políticas para formar uma opiniao sobre o assunto, tendo assim todo o direito de expressá-la através do voto, independentemente do seu grau de esclarecimento." (Alice)

    "Mesmo que uma pessoa tenha elevada inteligência e facilidade em perceber as ideias expostas pelos partidos políticos, pode sempre cometer erros e fazer uma má escolha. São muitos os candidatos políticos que até fazem um bom discurso, e até têm ideias bastante interessantes, que agradam a população,mas a maioria das vezes não passam de um discurso para obter votos. " (Letícia)

    DE resto, penso que as intervenções da Gabs e da Mariana sintetizam muito bem a principal deficiência da teoria da Margarida: quem decide ou como se faz para se decidir quais são as pessoas informadas que iriam escolher pelos outros os seus governantes? Se o problema que a Margarida tentou resolver é difícil, este ainda o será certamente mais. Assim, a teoria da Margarida parece que não nos ajuda muito e talvez nos deixe ainda pior.

    ResponderEliminar
  20. A teoria da Margarida por um lado é razoavelmente aceitável pois eu concordo que quem vai votar deva ter um conhecimento base sobre o assunto em questão e não votar só porque tem esse direito.
    Por outro lado acho que não se deve proibir ninguém de votar pois todos têm esse direito.
    Por isso a teoria da Margarida não dá uma resolução ao problema,apenas levaria outros a pensar que estariam a ser discriminados ou por sua vez os que tinha direito ao voto iriam pensar que estavam a ser beneficiados.

    Ana e Pedro 10ºB

    ResponderEliminar
  21. Eu concordo com a resposta apresentada pela Mónica.
    Pois se a população nao se importasse, simplesmente se abstinham de votar. No entanto cumprem com o seu direito de eleger um governante.
    Na minha opinião uma outra razão para a 'solução' apresentada pela Margarida estar errada, é que, como aprendemos em filosofia para uma teoria ser boa tem que responder á questão levantada. coisa que nesta situação não acontece, antes pelo contrário, apenas levanta mais perguntas ("que características teriam as pessoas que possuir para se enquadrarem no grupo dos 'interessados e informados'?", "uma vez que a restante população também será influênciada pelo governo eleito, não deveria também ter o direito a dar a sua opinião?").

    Tatiana Martins, 10º F

    ResponderEliminar