terça-feira, 17 de novembro de 2009

Mais acções?


Vamos aceitar que as acções são acontecimentos que consistem em algo que um agente faz intencionalmente.

Imaginemos agora a seguinte situação. A Hermínia estava a jogar à bola na rua e apostou dez euros com o Macário que, com um só pontapé na bola, conseguia acertar na placa de trânsito que estava no outro lado da rua, mesmo em frente da montra de uma pastelaria. Por azar ou falta de perícia, em vez de acertar na placa, acertou antes na montra da pastelaria, tendo partido o vidro. Um dos clientes da pastelaria foi atingido na mão por um pedaço de vidro, ficando a sangrar.

Posto isto, o dono da pastelaria acusou a Hermínia de lhe ter partido a montra e o seu cliente também a acusou de o ter aleijado na mão. Mas a Hermínia respondeu a ambos que estavam enganados; que ela não realizou a suposta acção de partir a montra nem a suposta acção de aleijar a mão do cliente, dado que nenhum desses acontecimentos foi intencional.

- Então não realizaste qualquer acção? - perguntou o dono da pastelaria.
- Realizei sim - respondeu a Hermínia -, mas só a acção de pontapear a bola contra a placa de trânsito. O Macário é testemunha.

Pergunta-se: afinal quantas acções houve e qual foi o agente?

7 comentários:

  1. Houve apenas uma acção(como a Hermínia afirmou), que foi pontapear a bola, sendo o agente a Hermínia.
    Poderia ter havido uma reflecção por parte do agente sabendo que a probabilidade de acertar no alvo seria bastante reduzida.
    O que se passou a seguir foram consequências da acção do agente.

    =D Força ai Stor!

    "Viver sem filosofar é o que se chama ter os olhos fechados sem nunca os haver tentado abrir."

    ResponderEliminar
  2. Só houve uma acção que foi pontapear a bola,e a agente é a Hermínia.



    Sueli 10ºB

    ResponderEliminar
  3. Concordo com a Ana e o Pedro. A unica acção existente foi a de pontapear a bola, sendo a Hermínia a agente. Mas, apesar disso, ela foi a responsável pelos restantes acontecimentos, pois seria pouco provável acertar onde queria e, de qualquer forma, mesmo que fosse fácil há sempre a hipotese de falhar.

    Mónica, 10ºF

    ResponderEliminar
  4. Beatriz Gonçalves 10ºB18 de novembro de 2009 às 21:17

    Só houve uma acção que foi pontapear a bola, em que o agente é a Hermínia. Por sua vez a Hermínia (o agente) como pontapeou a bola, é responsável pelo que a bola faz, daí estar responsável pelo que aconteceu à montra.

    ResponderEliminar
  5. Houve apenas uma acçao que foi pontapear a bola.
    A Herminia embora so tenha cometido uma acçao, teve acontecimentos resultantres dessa acçao, logo é responsavél por tais.


    Angela 10ºB

    ResponderEliminar
  6. Concordo com a Mónica. Apenas aconteceu uma acção que foi pontapear a bola em que o agente foi a Hermínia, que é responsável pelas consequências da acção.

    Maria Nº15 10ºB

    ResponderEliminar
  7. Só houve uma acção a de pontapear a bola.
    O cliente ter sido atigido pode ser cosiderado a consequência do acção (dar um pontapé a bola) que foi o acto da Hermíndia (a agente).

    ResponderEliminar