quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Os ateus e o Natal


Volta e meia lemos notícias de protestos contra a existência de crucifixos em salas de aula de algumas escolas públicas. Argumenta-se que o estado, de que todos fazemos parte, é laico e não deve privilegiar qualquer confissão religiosa. Até porque a escola é de todos, sejam católicos, islâmicos, hinduístas, budistas, judeus ou ateus e, tal como não faz sentido colocar nas paredes de escolas públicas símbolos do Benfica ou do Sporting, do comunismo, do fascismo ou do socialismo, também não faz sentido manter símbolos desta ou daquela religião, ainda que seja praticada pela maioria dos portugueses.

Mas, nesse caso, respondem algumas pessoas, temos de alterar os nomes de todas as vilas e cidades que têm nomes de santos, além dos nomes de hospitais públicos, já sem falar dos nomes de tantas ruas por todo o país. E que dizer, acrescentam ainda, dos feriados religiosos e das férias escolares da Páscoa e do Natal? Também deviam essas festas acabar, para que os cidadãos de outras confissões religiosas e os ateus não se sintam incomodados?

Esta discussão levou-me a pensar numa questão que considero filosoficamente ainda mais interessante e que é a seguinte: estarão os ateus a ser incoerentes ao festejarem o Natal, que é uma festa de origem religiosa? Será coerente exigir a remoção dos crucifixos das escolas públicas e, ao mesmo tempo, envolver-se na celebração do Natal, montar a árvore de Natal em casa, desejar um feliz Natal aos amigos e conhecidos e fazer questão de passar o Natal em família?

O que me dizem de tudo isto?

Na foto vê-se Richard Dawkins, um biólogo famoso pelos seus livros de divulgação científica e, mais recentemente, pela sua defesa do ateísmo militante. 

8 comentários:

  1. Festejar nesta altura do ano não foi uma invenção cristã. O Natal é uma adaptação de cultos pagãos ainda mais antigos. Se é incoerente para os ateus fazerem uma festa nesta altura do ano (porque não festejam o nascimento de Cristo), também o é para os cristãos (porque não festejam os mitos que os antecederam). E esta questão, a meu ver, não é filosoficamente mais interessante que a separação do Estado e da Religião.

    Boas Festas,

    ResponderEliminar
  2. Certo, diz-se até que originariamente o que se festejava era o solstício de Inverno. Mas actualmente não creio que os cristãos e os ateus que festejam o Natal estejam a pensar nesses cultos quando o fazem. Também a palavra portuguesa «rubrica» significava originariamente «assinalar com tinta vermelha» e hoje o seu significado é diferente, pois pensamos na assinatura abreviada do nome de uma pessoa e nada mais.

    A verdade é que o cristianismo se apropriou desses cultos e a festa passou a ter um carácter religioso bem preciso. Ou talvez não.

    Mas a minha questão pode ser recolocada da seguinte maneira: ainda que o Natal tivesse sido uma invenção originariamente cristã, seria incoerente da parte dos ateus festejar o Natal?

    ResponderEliminar
  3. Bem, se festejarem com os ícones cristãos, como o presépio, então concordo consigo, também me parece incoerente (a árvore de Natal pode inicialmente ter sido um símbolo cristão mas hoje está tão diluido para a maioria das pessoas como as festas pagãs do solsticio de Inverno). De qualquer forma, é razoável argumentar que o Natal já está tão descaracterizado com a questão consumista, que até se pode falar de uma festa laica, onde apenas uma minoria lhe atribui o significado cristão da mesma (qual a percentagem dos portugueses que vai à Missa do Galo neste dia?).

    ResponderEliminar
  4. Aires,
    Tal como o cristinismo de apropriou de rituais ancestrais, também o capitalismo se apropriou dos rituais cristãos, que por sua vez se haviam apropriado dos outros :-) Não me parece que o Natal hoje em dia seja uma festa de contornos essencialmente religiosos. É, cada vez para mais pessoas, uma reunião familiar na qual se trocam prendas, cada vez com menos significado religioso.

    ResponderEliminar
  5. Viemos cá hoje não para comentar o blog mas sim para lhe desejar um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo tudo de bom para si que tenha muitas prendas no sapatinho =D Desejamos aqui umas preferências musicais bastantes interessantes para esta Época esperamos que goste!


    Aaron Neville - Let It Snow, Let It Snow, Let It Snow
    ABBA - Happy New Year
    Adam Faith - Lonely Pup (In A Christmas Shop)
    Andy Williams - Sleigh Ride
    Band Aid - Do They Know It's Christmas
    Bing Crosby - White Christmas
    Bing Crosby and David Bowie - Little Drummer Boy
    Bony M - Jingle Bells
    Chris Rea - Driving Home For Christmas
    Dean Martin - Rudolph The Red-Nosed Reindeer
    Eartha Kitt - Santa Baby
    Ella Fitzgerald - Have Yourself A Merry Little Christmas
    Enya - Oiche Chiun (Silent Night)
    Frank Sinatra - Santa Claus is Coming to Town
    Frankie Goes To Hollywood - The Power Of Love
    Harry Belafonte - Mary`s Boy Child
    Jim Reeves- O Come All Ye Faithful
    John & Yoko - Happy Xmas (War Is Over)
    Jose Feliciano - Feliz Navidad
    Jussi Björling - O Helga Natt
    Mel & Kim - Rockin' Around The Christmas Tree
    Mel Torme - The Christmas Song
    Mud - Lonely This Christmas
    Nat King Cole - The Christmas Song
    Paul McCartney & Wings - Wonderful Christmastime
    Perry Como - God Rest Ye Merry Gentlemen
    Queen - Thank God It's Christmas
    Roger Whittaker - Twelve Days Of Christmas
    Slade - Merry Xmas Everybody
    Spike Jones - All I Want for Christmas is My Two Front Teeth
    Tammy Wynette - Joy To The World
    Teresa Brewer - I Saw Mummy Kissing Santa Claus
    The Pogues - A Fairytale Of New York
    Wham! - Last Christmas


    Christmas Albums 2009 - Compilation

    01. All Angels - All Angels
    02. Anne Murray - Christmas Album
    03. Christmas - Top 50
    04. Elvis Presley - Christmas Duets
    05. Enya - And Winter Came
    06. Faith Hill - Joy To The World
    07. Il Divo - The Christmas Collection
    08. Jackson 5 - Ultimate Christmas Collection
    09. Mariah Carey - Merry Christmas
    10. Sting - If On A Winter's Night


    Um grande abraço!

    ResponderEliminar
  6. Ei, ei, ei! Nao confunda as coisas.

    As culturas nao sao fechadas. Quem se interessar pode usufruir e experimentar das diversas tradicoes existentes. É algo simbólico e "bonito" para muitos.

    Mas nao podemos jogar a laicidade no lixo. As culturas e tradicoes estao disponíveis às práticas, mas nao impostas. Devemos ter a opcao de segui-las ou nao, cada um tem o seu motivo, porém decretá-la como unânime é um assassinato ao próprio conceito de cultura.

    Em relação aos feriados, é complexo mas correto que sejam decretados em algumas situacoes. Por exemplo, mesmo que nao fosse feriado no Corpus Christ, seria impossível contar com grande parte dos serviços - já que os devotos nao iriam deixar de fazer as suas procissões.

    Lembremos que muitos crentes, principalmente os cristaos (já até criou-se uma cultura de nao-praticantes, ao meu ver muito estranha), nao fazem nada nos dias santos (nada cultural ou religioso, na maioria das vezes se limitam ao consumo de presentes, chocolates ou bebidas em festas "santas" - isso se você olhar de um jeito otimista)

    Nome de cidade e de hospital pode qualquer um. Há cidades como Pintópolis e Ponta Grossa, por que nao Sao Paulo? Entao, vem de cada um.

    Acho que é isso. Incoerência existe em todo o canto.

    Beijos!

    ResponderEliminar
  7. FESTAS SANTAS, NATAL, DIA DE SAO SI LA OQUE, NOME DE RUAS, ENFIM, NAO ACHO QUE DEVE ACABAR, AFINAL, COMEMORA DIZ SANTO QUEM QUER, VAI NA RUA SANTA QUEM QUER, MAS, COLOCAR CRUCIFIXO EM ORGAOS PUBLICOS, É CALHORDICE, EU PAGO IMOPOSTO E SOU ESPIRITA POR EXEMPLO? TENHO DIREITO A VER IMAGEM DE "OGUM" OU SE FOR BUDISTA, A DE BUDA, PQ ESA DISCRIMINAÇÃO EM COLOCAR SOMENTE A CRUZ E A BIBLIA EM ORGAOS PUBLICOS?? SE VC TEM SEU DEUS EU TENHO O MEU E O OUTRO NAO TEM NENHUM, ONDE ESTA O RESPEITO QUE CABERIA A TODOS? QUER DIZER QUE JESUS É MAIS DEUS QUE THOR OU ZEUS? OU ALGUM DEUS WICCA? NAO MESMO.

    JORGGE DAWKINS DIB

    ResponderEliminar
  8. A pergunta aqui trata do que te incomoda e como isso te chateiis. Acho que simbolos na escola sao muito mais comuns do que se pensa e ''paranoizar'' e problematizar isso fica pior, as coisas existem como quer caeiro, como quer pessoa, como eu quero e como tu quer, mundo mundo... e se eu me chamasse jesus? ia ficar como?

    ResponderEliminar