terça-feira, 11 de outubro de 2011

Filosofia é filosofia


Parece algo estranho e pouco informativo afirmar que filosofia é filosofia. Mas, quando ouvimos tantas vezes dizer que a filosofia é uma ciência ou associar a filosofia à poesia e descrevê-la como uma forma de arte, talvez valha a pena reafirmar o óbvio.

Ao contrário do que frequentemente se diz, a filosofia não é ciência, não é arte e não é religião. Daqui não se segue que a filosofia não partilhe algumas características com a ciência, a arte e a religião.

Por exemplo, a ciência, tal como a filosofia, procura resolver problemas através de teorias. Mas são muito diferentes quanto ao tipo de problemas que lhes dizem respeito. Por sua vez, a religião oferece respostas para alguns dos problemas filosóficos. Contudo, as respostas da religião não são filosóficas porque, ao contrário do que se passa na filosofia, tais respostas não são o resultado de um processo essencialmente crítico. Já a arte é frequentemente crítica, como a filosofia. Mas, ao contrário da filosofia, a arte não procura resolver problemas apresentando teorias. 

Assim, todas estas quatro grandes áreas culturais são diferentes. Mas dizer que são diferentes não é o mesmo que dizer que nada têm em comum. Em suma, a filosofia é filosofia; a ciência é ciência, a religião é religião e a arte é arte, mesmo que partilhem algumas características e mesmo que por vezes se contaminem mutuamente.   

2 comentários:

  1. Mas será que a Filosofia não influenciou muito a área da ciência ? Sendo que houve cientistas que se questionaram se a Terra era redonda ou se era a Terra que girava a volta do Sol? Penso que apesar de ser apenas um espírito crítico, que envolve muito a Filosofia porque ao se questionarem e criarem teorias resolveram problemas que naquele tempo era as coisas que as pessoas tinham a maior certeza do mundo.
    E não falo da religião porque ainda hoje as pessoas regem-se por dogmas religiosos , algo que não querem questionar porque é a palavra de Deus.

    João Fernandes 10ºQ

    ResponderEliminar
  2. Por muito, muito mesmo que artes, religião, ciência e filosofia co-existam, muitas vezes "contaminam" mutuamente.
    Por vezes, servindo de inspiração, a religião, proporciona arte nunca antes vista, como os nossos antepassados gregos e romanos nos demonstraram.
    A arte, também, influenciou a religião, ou melhor, uma perspectiva da mesma. (Renascentismo e o antropocentrismo).
    E a ciência, claro, mudou tanto as nossas perspectivas. Tornando-as, por vezes, dogmaticamente "certas".
    A Filosofia sempre questionou o propósito dessas mesmas áreas.

    Mas será esta coexistência e os seus resultados moralmente e eticamente certos?
    Muitas vezes, não nos esquecemos da ética, da igualdade e da moralidade para evoluirmos em direcções que nem mesmo nós sabemos?

    Nuno Estanislau, nº18, 10ºQ

    ResponderEliminar