terça-feira, 5 de outubro de 2010

Omnipotência

Há perguntas que nos deixam muitas vezes sem saber o que pensar. No teste diagnóstico que se encontra no início do manual A Arte de Pensar, do 10º ano, é feita uma pergunta para a qual alguns alunos nem sequer sabem como começar a responder, embora achem que há ali qualquer coisa que não bate certo. A finalidade da pergunta é precisamente a de deixar os alunos perplexos. Diz o seguinte: Poderá um ser omnipotente, como Deus, criar uma pedra tão pesada que ninguém a possa levantar?

Bom, quando se fala de «ninguém», isso inclui o próprio ser omnipotente. A pergunta parece conduzir-nos à ideia de que há algo de errado com a própria ideia de omnipotência e, por consequência, algo de errado também com a ideia de um deus omnipotente. Será?

Vamos tentar reformular a pergunta, para ver se compreendemos melhor o que está em causa. Proponho que se reformule da seguinte maneira: Será que um ser omnipotente pode criar algo que não possa criar?

Pois, se esta for uma reformulação correcta da nossa pergunta inicial, parece ficar mais claro que o problema talvez não seja a resposta, mas o que se pede na própria pergunta. Seria mais ou menos como perguntar se um ser que sabe tudo também sabe coisas que não sabe; ou que consegue criar coisas redondas que são quadradas.

No livro Que Diria Sócrates, organizado pelo filósofo Alexander George, alguns filósofos respondem a perguntas filosóficas de pessoas comuns. Deixo aqui um excerto do livro com a mesma pergunta, respondida pelo filósofo Richard Heck.

Pode Deus fazer uma pedra tão pesada que Ele próprio seja incapaz de a levantar? Se pode, então não é todo-poderoso. Mas se não a puder fazer, então também não será todo-poderoso. Em qualquer destes casos, temos uma coisa que Deus não consegue fazer. Assim, parece seguir-se que Deus (ou qualquer outra coisa, para o efeito) não pode ser omnipotente. 
RICHARD HECK: Apresenta-nos uma versão de um problema antigo, um problema que é incessantemente discutido por teólogos. Na sua formulação mais simples, diz o seguinte: Pode Deus fazer uma pedra que seja simultaneamente grande e não grande? É óbvio que não. Logo, Deus não é omnipotente.
A resposta mais conhecida a esta questão, favorecida por Tomás de Aquino, é que temos de ter mais atenção quanto ao modo como entendemos o conceito de omnipotência. Ser omnipotente não é ser capaz de fazer seja o que for: é ser capaz de fazer tudo o que é possível ser feito. Poderia Deus fazer uma pedra que fosse simultaneamente grande e não grande? Não. Mas o facto de Deus ser incapaz de o fazer não ameaça a omnipotência de Deus, uma vez que jamais seria possível existir uma pedra que fosse ao mesmo tempo grande e não grande. De igual modo, se Deus é omnipotente, então é simplesmente impossível existir uma pedra tão grande que Ele não possa levantá-la. Assim, o facto de Deus não poder criar uma pedra tão grande que Ele não possa levantá-la não constitui um limite ao poder de Deus.
Vale a pena referir também que alguns filósofos – René Descartes, por exemplo – defenderam que Deus poderia fazer uma pedra que fosse simultaneamente grande e não grande! Segundo esta perspectiva, os poderes de Deus são completamente ilimitados, a ponto de Deus não estar sequer limitado pelas leis da lógica. Pode ser impossível, para nós, compreender como se consegue tal feito, mas esta incompreensão deve-se ao facto de as nossas mentes serem finitas, sendo a do Criador infinita.

29 comentários:

  1. Viva! Já cá ando há algum tempo ;-)
    Tudo bem por aí?

    ResponderEliminar
  2. Eu acho que a resposta está mal formulada, pois as duas respostas afirmam que Deus não é omnipotente e deveria haver uma que o afirma-se e outra que não.

    10 J Marta Gomes Nº 13

    ResponderEliminar
  3. Eu acho que a pergunta está mal formulada , pois não dá para chegar a uma conclusão . Para mim há duas hipóteses :
    - Se Deus consegue criar uma pedra tão pesada e se ele não consegue levantar é porque não é omnipotente .
    - Mas se Deus não consegue criar essa pedra tão pesada é porque também não é omnipotente .
    Eu acho que esta questão filosófica está relacionada com a tal , de se criar objectos redondos quadrados , se um objecto é redondo , não é quadrado ou vice-versa.
    Ana Faustino , 10ºJ , Nº2

    ResponderEliminar
  4. Ao ler a pagina anterior cheguei á conclusão de que o problema não está na pergunta mas sim no conceito de omnipotência, ou seja: não se pode questionar o poder de deus, porque é impossivel criar uma pedra tão grande que ninguem, nem mesmo deus a consiga levantar porque de facto ele consegue. O problema desta pergunta está no modo como a interpetamos.
    Pedro Lopes 10ºJ nº15

    ResponderEliminar
  5. Eu acho que a pergunta está mal formulada, pois:
    -Se Deus é omnipotente não vai perder seu tempo criando pedras, afinal ele é DEUS pode fazer "tudo",mas se não conseguir criar a pedra,ou se conseguir criar e não conseguir levantar ele não pode fazer "tudo", mas ele não é fisico logo não consegue levantar ou tocar em objectos, logo se torna omnipotente outra vez!
    Enfim não vamos chegar a lugar algum com esta pergunta.
    Stefane Zandonadi 10ºJ Nº20

    ResponderEliminar
  6. Eu acho que a pergunta está mal formulada, pois:
    -Se Deus é omnipotente não vai perder seu tempo criando pedras, afinal ele é DEUS e pode fazer "tudo", mas se ele não conseguir criar a pedra ou se conseguir criar e não conseguir levantar ele não pode fazer "tudo", porém ele não é fisico logo não consegue levantar ou tocar objectos, então ele não consegue fazer "tudo", logo não é um ser omnipotente outra vez!
    Enfim não vamos chegar a lugar algum com esta pergunta!
    Stefane Zandonadi 10ºJ Nº20 *

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. Boas,
    A minha opinião decai sobre o conceito de omnipotencia, simplemente acho que nada é omnipotente, pois como este exemplo de deus e a pedra aplica-se a tudo o que se possa considerar omnipotente.
    Não é a propria ideia ou maneira de fazer a pergunta que esta errada mas sim o seu conceito que ainda não foi bem definido.
    Daniel Cotta Nº5 - 10ºJ

    Cumps,

    ResponderEliminar
  9. Boa noite,
    Reflectindo sobre o assunto, acho que o mais aceitável é a opinião de Tomás de Aquino. Todo o problema esta na interpretação de omnipotência.
    Acho que deus, não tem um poder que não esta dentro dos parâmetros da lógica.
    Por isso eu concluo que a omnipotência de deus aplica-se a factos possível de concretizar. E não a coisas que a mente humana não consegue se quer conceber.
    Adriana Silva 10ºJ, Nº1

    ResponderEliminar
  10. Depois de ler as diferentes respostas plausiveis penso que a dúvida sobrecai sobre o conceito de omnipotência. Ass: Petru

    ResponderEliminar
  11. Olá.
    Depois de ler o texto apresentado,tirei a minha própria conclusão e então concluo que Deus é omnipotente no sentido de poder concretizar alguma coisa possível do ponto de vista humano, quero com isto dizer, alguma coisa que alguém considere possível realizar.
    Pensa a sociedade em geral que Deus, por ser isso mesmo,um deus, pode fazer tudo. Ninguém se atreve sequer a substimá.lo. Por simplesmente ter fé ou mesmo acreditar em Deus.
    Para concluir, na minha opinião, a ideia que se tem é a de que Deus é omnipotente independentemente do que quer que faça, possível ou não, do ponto de vista de qualquer pessoa.

    Ariana Nobre nº5 10ºN

    ResponderEliminar
  12. Ola,
    eu nao dar uma resposta exclarecedora porque penso que a pergunta esta mal formulada, a palavra "ninguém" dá a sensação de se referir aos humanos e nao incluindo Deus, porque Deus nao é um ser vivo, neste caso Deus é omnipotente, mas se a palavra "ninguém" incluir Deus então ele não é omnipotente porque consegue construir uma pedra tão grande que nem ele própio a conseque levantar.

    ResponderEliminar
  13. Olá,
    A meu ver, Deus, como um ser omnipotente, teria o poder de criar tanto o existente como o inexistente: quero dizer, se nós simples homens que não possuimos a virtude da omnipotência somos capazes de criar, imaginar e inventar novas coisas e de tornar existente o inexistente porque é que Deus não seria capaz de criar uma pedra grande e simultâneamente não grande, para nós, esse tipo de pedra está fora dos limites da nossa compreensão e imaginação o que não retira o direito de poder a vir ser realidade.

    Tomás Varela nº27 10ºN

    ResponderEliminar
  14. Eu penso que Deus é o Criador, o criador da pedra e Ele é a própria pedra, independetemente de a pedra ser pequena ou grande, pesada ou leve... Pois Ele é ao mesmo tempo o Criador desta pedra como também a própria pedra, ou seja Ele é a essência de tudo, mais precisamente: Ele é tudo. Ele encontra-se em tudo o que é concreto ou abtracto, Ele é o ínicio e é o fim, Ele existe no Universo e Ele é o próprio Universo, de um modo simples, Ele é o Criador de todas as formas. Para resumir, quero acrescentar que Deus é único mas assume várias manifestações, ou seja, sendo Ele o Criador, o criador da pedra e a própria pedra ao mesmo tempo, ou separadamente, então desconfiar ou duvidar da Sua omnipotência não tem qualquer lógica, isto não é importante, poderá ele levantar a pedra ou não, pois ele é tudo. Tal como é a resposta para esta pergunta. Então penso que se Deus desejar, ele é capaz de levantar tudo o que quiser.

    Oxana Dimova nº21 10ºN

    ResponderEliminar
  15. Bem, para começar achei isto um pouco confuso. Creio que Deus sendo o criador consegue arranjar maneira de tornar essa pedra grande mas não grande, ou seja, ou arranja forma de a fazer grande em tamanho mas por exemplo não em peso, ou sendo ele o "tudo" para as pessoas religiosas e que neste caso são dogmaticas ao ponto de não se questionarem acerca da sua existênçia, ele suporta qualquer fardo porque ele é assim, têm uma força subnatural, visto que é ele que cria tudo, ele pode criar obviamente de forma a conseguir transporta-la.
    Não sei se me fiz entender, mas também fiquei um pouco confusa com este texto.

    Natacha Silva nº 20 10ºN

    ResponderEliminar
  16. Para mim Deus é omnipotente, tem poderes ilimitados, e para Ele nada é impossivel. Por isso eu acho que por maior que seja a pedra ou qualquer outra coisa que Deus crie, Ele conseguirá levantar.

    Mariana Menezes, nº19 10ºN

    ResponderEliminar
  17. Penso que se Deus cria-se uma pedra que nao conseguisse levantar era porque nao era omnipotente .
    Porque se fosse omnipotente podia criar e suportar coisas imaginaveis.

    Joao Fernandes Nº17 10ºN

    ResponderEliminar
  18. Sim, Deus podera criar uma pedra que ninguem possa levantar, considerando que Deus nao é um alguem, um ser abstracto nao existente no espaço e no tempo. Para concluir, Deus poderá criar e fazer tudo, sendo assim um ser omnipotente.


    Joao Xavier Nº16 10ºN

    ResponderEliminar
  19. eu acho que isto não tem sentido nenhum ...
    Dizem que Deus não existe, certo?! então nao podem responder se ele existe ou nao ...
    Como não sabem se ele existe, tambem não podem responder se ele pode ser omnipotente ou não, ou se pode Deus fazer uma pedra que fosse simultaneamente grande e não grande? ... Cada pessoa da opinião que quer, e acredita no que quer ...
    Acho que isto é uma confusão ... tentam e querem arranjar respostas para tudo mas em vez disso acabam por baralhar tudo e fazer o que "eles" acreditam ser verdade ...
    por exemplo, as pessoas que acreditam em Deus elas lá sabem o que viveram nas suas vidas para terem as suas provas e o que sentiram , e não tem que provar nada a ninguem... cada pessoa pensa o que quer ... logo "será que Deus é omnipotente?!" a resposta é cada um de nós que a dá mas nao pode ter certeza de nada porque só quando morrermos vamos ver a verdade...

    Sara Henriques nº24 10ºN

    ResponderEliminar
  20. “Pode um ser omnipotente, como Deus, criar uma pedra tão pesada que ninguém a possa levantar?”, aqui é-nos dada a informação de que Ele é omnipotente, mas essa ideia é depreciada quando nos apercebemos da presença da palavra “ninguém”. Quando se diz ninguém, então é mesmo ninguém, ponto final. Nem Deus pode ser excepção.
    A omnipotência está dependente daquilo em que cada um acredita. Se esse Ser a que chamam Deus existir mesmo então sim ele vai ser capaz de criar uma pedra muito pesada e ainda assim a conseguir levantar. Mas (e vendo isto pela lógica) se Deus não existe, então o ser omnipotente a quem se referem não é capaz de criar algo tão grandioso (e com isto posso referir-me a pedras, árvores, animais, qualquer coisa) como o que já existe e puder (neste caso) levantá-la. O ser omnipotente é ter a capacidade de fazer TUDO. Uma característica que não me parece pertencer-nos (humanos), já que a omnipotência foi inventada pelo Homem, como um meio de fortificar a ideia de como Deus é poderoso.
    A palavra importante aqui é a omnipotência. Se, através do texto e dos argumentos que nos são apresentados chegamos à conclusão de que Deus não é omnipotente, então afinal quem, ou quê o é?
    Catarina Garrido, nº8, 10ºN

    P.S: peço desculpa se o meu comentário está um pouco confuso, mas eu tenho um pouco de dificuldade em explicar o que me vai na cabeça...

    ResponderEliminar
  21. "Omnipotente", segundo o dicionário, é aquele "que pode tudo; todo-poderoso; Deus (nesta aceção, grafa-se com inicial maiúscula)"
    Ora, se um ser omnipotente pode tudo, é capaz de criar uma pedra grande e não grande e ser capaz de levantá-la. Além disso, como é que ele pode saber que não consegue criar a pedra antes de a tentar criar ? Porém, não podemos dizer que a omnipotência existe como também não podemos dizer que Deus existe pois nunca conhecemos ninguém com tais características de omnipotência ou de suposta omnipotência porque não podemos afirmar que Deus, mesmo que exista, seja omnipotente. Ao fim ao cabo, sendo tudo muito relativo, a pedra acaba por poder ser grande e não grande se pensármos em peso, largura, altura, comprimento, profundidade..

    Filipa Borges nº9 10ºN.

    ResponderEliminar
  22. A minha primeira impressão ao ler o texto foi que era impossível tal "proeza" acontecer, porque se o ser em questão é omnipotente obviamente que tem poder para criar e fazer tudo aquilo que desejar. Assim sendo, Deus nunca poderia criar uma pedra em que não conseguisse pegar pois a sua força é infinita, é divina.
    Mas após reler o texto cheguei a uma nova conclusão que se centrava mais no conceito "Deus" e não tanto na omnipotência em si. Aqui, apercebi-me de que a omnipotência pode não ser bem aquilo que nós a consideramos e que o que importa nesta questão é a referência a Deus, ser superior a nós, que consegue criar o que quer.
    Concluindo, a resposta à questão é SIM, porque Deus é Deus e Ele está, em termos de poder, acima de todos nós, logo poderá criar coisas que para nós parecerão impossíveis uma vez que ultrapassam a nossa barreira do conhecimento.

    Joana Silva nº14 10ºN

    ResponderEliminar
  23. Segundo o que sei Deus é a única pessoa com o "dom" da omnipotencia, ou seja "o todo pedoroso e o que pode e consegue tudo" logo na minha opiniao a propriã questao: "Poderá um ser omnipotente, como Deus, criar uma pedra tão pesada que ninguém a possa levantar?" esta a englobar o proprio deus, por tanto a frase esta mal formulada como ja varias pessoas referiram, contudo a minha resposta é sim no que toca a deus estar acima de todos nos e ele sim é o unico "ser" omnipotente, e ele sim irá conseguir criar uma pedra tao pesada que ele mesmo consiga levantar. flávia , nº10 10ºN

    ResponderEliminar
  24. O grande problema do argumento está na pedra: uma pedra “uma pedra tão pesada que Ele próprio seja incapaz de a levantar”. Deus é omnipotente. Isso significa que, qualquer que seja o peso de uma pedra, Ele pode levantá-la. Portanto, é correto dizer, de toda e qualquer pedra, que ela pode ser levantada por Deus. Isso é uma propriedade que pode ser atribuída a todas as pedras.

    Assim, falar em uma pedra tão pesada que nem Deus possa levanta-la é falar de uma pedra que, ao mesmo tempo, pode e não pode ser levantada por Deus. Isso é, obviamente, uma contradição.

    Ricardo Casimiro 10º J nº 18

    ResponderEliminar
  25. A pergunta em sí já é confusa e ao lendo as respostas dos meus colegas mais confusa se torna, de facto na minha opinião fique intrigada porque se diz-se que Deus é omnipotente, ou seja, capaz de fazer tudo, porque não conseguir levantar a pedra que este mesmo criou? Pois como ser omnipotente deve definitivamente conseguir levanta-lá, mas um simples humano não conseguiria levantar a tal pedra. Para ser honesta, acho que há algo com a pergunta que nos faz ter várias opiniões ambas positivas e negativas mas o que me deixa mais indecisa na minha resposta é acreditar que a verdadeira resposta deverá estar na pergunta.

    Ana Rita Dias nº3 10ºN

    ResponderEliminar
  26. Obrigado a todos pelos vossos comentários.
    Vejo que alguns de vós consideraram a pergunta confusa. Mas confusa porquê? Trata-se, afinal, de uma pergunta muito curta e directa, usando termos bem conhecidos de todos e sem qualquer ambiguidade. Ainda por cima, é uma pergunta que pede uma resposta de «sim» ou «não».

    Talvez alguns achem a pergunta confusa porque ficam sem saber bem o que lhe responder. Mas isso não significa que a pergunta é confusa; significa apenas que vos deixa a pensar sem encontrar uma resposta satisfatória. Mas isto é o que, em parte, torna a filosofia também interessante.

    Voltando à pergunta, parece que qualquer das resposta nos leva à ideia de que um ser omnipotente não é, afinal omnipotente, pois haverá sempre algo que não pode fazer, seja criar a tal pedra, seja criá-la e não a conseguir levantar. Assim, a única saída parece ser a de que há algo de errado com o próprio conceito de um ser omnipotente. Ou então temos de definir exactamente o que queremos dizer com «omnipotência», de modo a que tal conceito não envolva contradição.

    ResponderEliminar
  27. Como poderá Deus ser omnipotente se foi o ser Humano que "inventou" o termo? Como poderá alguém (até mesmo Deus) criar algo para o qual não tenha as devidas capacidades de lidar com tal (neste caso a criação de uma pedra por um ser omnipotente e que, até mesmo esse não a consiga levantar)?
    Pensemos: o Homem cria para inovar, mas quando cria, cria também capacidades para lidar com essa, digamos, invenção.
    Omnipotencia, é apenas letras. E o que são letras? Deus, é apenas um nome para uma imagem que nem sabemos que se é real. E o que são nomes, e imagens?
    NÃO. Se Deus existir, e se Ele próprio for omnipotente, jamais poderá criar algo para o qual não faz sentido criar. Para quê criar uma pedra se não podemos utiliza-la (de modo fisico- move-la)? Se Deus criar uma pedra e não a conseguir levantar, então Deus não é omnipotente! Ninguém é omnipotentee ninguém é Deus.
    Soraia Marranita 10ºN nº26

    ResponderEliminar
  28. la vai nossas mentes são limitadas ^^ não conseguimos pensar quase nada vc não consegue achar uma resposta para esse pergunta sua mente é limitada a de Deus é ilimitada ^^ ele te criou sabe exatamente tudo essa pergunta caberia a melhor resposta vindo direto de Deus : )

    ResponderEliminar