terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Três livros

Com o ano a terminar, posso dizer que me deu muita satisfação estar, de diferentes maneiras, envolvido na publicação destes três excelentes livros de filosofia:

O Medo do Conhecimento, de Paul Boghossian, publicado pela Gradiva (colecção Filosofia Aberta) em Abril de 2015, com tradução de Pedro Elói Duarte. Ver aqui uma breve apresentação do livro, por Carlos Vaz Marques.


Filosofia da Matemática, de Stewart Shapiro, publicado pelas Edições 70 (colecção O Saber da Filosofia) em Junho de 2015, com tradução e notas do Professor Augusto Franco de Oliveira.


Liberdade de Expressão: Uma breve introdução, de Nigel Warburton, publicado pela Gradiva (colecção Filosofia Aberta) em Junho de 2015, com tradução de Vítor Guerreiro. Ver aqui uma recensão, por Aluízio Couto.

4 comentários:

  1. Li o Boghossian e o Warburton. Dois excelentes livros cujos autores primam pela clareza, particularmente o Warburton.

    Quanto ao Boghossian, existe uma crítica muitíssimo pertinente de Teresa Marques que vale a pena ler: http://compendioemlinha.letras.ulisboa.pt/wp-content/uploads/2015/07/marques_2015_construcao_social1.pdf

    Sobre "Liberdade de expressão", vamos organizar uma nova sessão da Comunidade de Leitores de Filosofia (online) brevemente.

    Oxalá 2016 nos traga mais nos livros como esses. Bom trabalho, Aires!

    ResponderEliminar
  2. Obrigado, Sérgio. Já há algumas ideias bem interessantes em andamento para o próximo ano (por sinal, uma delas foi sugerida pela Teresa Marques). Vamos ver, vamos ver.

    ResponderEliminar
  3. E que tal traduzir e publicar alguma coisa sobre didáctica da filosofia? Em Portugal não existe uma bibliografia actualizada acerca do assunto. Faz muita falta...

    ResponderEliminar
  4. Há algum bom livro que conheças e que possas sugerir?

    ResponderEliminar