terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

A moral incomoda. Porquê fazer o que nos incomoda?

Dizem-nos tantas vezes que não se deve fazer o que nos está mesmo a apetecer fazer; que é errado fazer o que nos dava mesmo jeito fazer; que temos a obrigação de fazer o que não nos convém mesmo nada fazer. Mas porquê? 

Por que não havemos de fazer simplesmente o que nos apetece ou o que mais nos interessa, independentemente de isso ser correcto ou não? Não é verdade que a moral nos atrapalha tantas vezes e que parece ir contra os nossos interesses pessoais? Sendo assim, por que havemos de ser morais? Por que não proceder como Jean-Baptiste Grenouille, a personagem principal do filme (e do livro) O Perfume, e simplesmente esquecer a moral? Algum dos leitores tem alguma ideia?

6 comentários:

  1. O problema (eu acho) não é estabelecerem como se deve ser, é estabelecer deveres do ser que já não são como deveriam ser.

    Há alguma diferença em ser por dever ou "dever ser", bem no estilo Shakespeare?

    abraço Professor.

    ResponderEliminar
  2. muitas vezes temos que tomar decisoes que nao nos agradam e vao contra a nossa vontade e os nossos sentimentos porque nao é so o que nos diz respeito,a nossa vontade e os nossos sentimentos que contam, vivemos numa sociedade logo nao podemos agir apenas de acordo com o que nos apetece fazer senão nada funcionaria, tem de haver regras, tem de haver coisas erradas e coisas certas para que as pessoas possam distinguir o que devem ou nao fazer, o que contribui para que uma sociedade funcione de forma equilibrada.
    quando alguém quebra uma regra ou age de acordo coma sua vontade acabando por fazer algo que nao está certo, acaba sempre por haver um certo desequilibrio na sociedade mesmo que nao seja notado pela maioria das pessoas

    inês 10B

    ResponderEliminar
  3. Muitas vezes as decisões que temos que tomar não são as que realmente queremos, mas sim as que vão contra a nossa verdadeira vontade, emoção e maneira de pensar. Como vivemos numa sociedade, não podemos apenas agir para o nosso bem, mas também temos que agir para o bem da sociedade.
    Ou seja, ao quebrarmos uma regra mesmo que seja porque queremos, estaremos a por em causa o bem desta sociedade.

    Adriana Santos
    10ºF , nº19

    ResponderEliminar
  4. Numa sociedade tem que existir regras, ou seja, leis para todos os seus cidadãos, ora essas leis foram moldadas ao longo dos tempos, por quem?
    Pelos nossos antepassados que entenderam que de maneira a preservar tudo que foi feito seria melhor impor regras.
    Na actualidade as pessoas debatem-se acerca dessas regras, são ou não necessárias?
    Na minha opinião são porque para a inexistência dessas seria necessário que as pessoas fossem perfeitas o que é falso.
    Cada um escolhe o que fazer tem é que atar com as devidas consequências, boas ou más.



    Petru nº 16 10ºJ

    ResponderEliminar
  5. Quando se vive em sociedade é difícil agir respeitando apenas o nosso interesse pessoal, pois temos de agir para o bem dessa sociedade.Se todos nós agíssemos apenas a favor dos nossos interesses pessoais então estariamos a ser egoístas.Uma sociedade nunca poderia funcionar conforme os interesses pessoais de cada pessoa, temos de ter regras ,saber o que é certo e errado etc.

    Bruno Soares 10ºN

    ResponderEliminar
  6. Vivemos em sociedade, portanto, devemos controlar nossas atitudes. Não podemos fazer tudo e qualquer coisa que nos apetece, se vamos "atinjir" alguém...
    Também é certo que devemos ter nossa liberdade preservada; não é porque alguém simplesmente não gosta de algo, que seremor obrigados a não fazer, por exemplo: você gosta de um determinado tipo de música que seu vizinho detesta. Você tem todo direito de ouví-la, desde que dentro dos decibéis considerados aceitáveis para a política da boas vizinhança...
    Mas existem situações, que independente de outras pessoas gostarem/aceitarem ou não, não diz respeito a elas, e portanto, tem-se todo o direito de fazer conforme a vontade pessoal, por exemplo: uma pessoa homossexual tem direito à sua sexualidade, mesmo que outros não sejam e se digam incomodado com a situação...

    ResponderEliminar