sábado, 23 de fevereiro de 2013

Já brincámos a pensar!


Filosofia para crianças? Mas agora as crianças também filosofam? Será que precisam disso, uma vez que pouquíssimas virão a ser filósofas? Humm..., será que faz sentido a filosofia para crianças?

Estas serão perguntas que passam pela mente de muitos que ouvem falar de filosofia para crianças. Dina Mendonça não esperou que lhe perguntassem isso. Ela própria se antecipou e respondeu.

Matemática para crianças? Mas agora as crianças também fazem matemática? Será que alguma vez precisam disso, uma vez que pouquíssimas virão a ser matemáticas? Humm... será que faz sentido a matemática para crianças?

Bom, mas as pessoas vão precisar de saber fazer contas, de conferir os trocos quando pagam algo, etc. Por isso precisam de saber algo de matemática para a sua vida.

Bom, mas as pessoas vão precisar de treino para enfrentar alguns problemas e dúvidas de carácter filosófico, precisam de saber pensar sobre muitas coisas, de saber fazer perguntas, de saber esclarecê-las e de compreender o tipo de respostas que se procuram. Pensar bem não é só não nos enganarmos nos trocos.

Foi este aproximadamente o tom da resposta com que Dina Mendonça começou a XIV Conferência de Filosofia da Teixeira Gomes.

Gostei da resposta. Obrigado, Dina.



Sem comentários:

Enviar um comentário