quinta-feira, 7 de abril de 2011

Direitos dos animais: leituras

Os alunos do 10º ano que escolheram escrever um ensaio filosófico sobre o tema dos direitos dos animais, têm aqui algumas indicações de leituras.

A leitura obrigatória é o capítulo do manual A Arte de Pensar - 10 (volume 2) sobre este tema.


Outras leituras:
Os animais têm direitos?, de Pedro Galvão
Os direitos dos animais, de Michael Tooley
Toureiro: assassino ou agente cultural?, de Pedro Madeira


Existem já vários livros em português sobre o estatuto moral dos animais não humanos. O filósofo Peter Singer tem vários livros traduzidos para português, na maioria dos quais aborda o problema, argumentando a favor da ideia de que os animais têm direitos.

Há, contudo, um livro que vale a pena destacar. Trata-se do livro Os Animais têm Direitos?, organizado por Pedro Galvão, do qual foi retirado o primeiro texto acima indicado. Neste livro reunem-se alguns dos principais textos filosóficos a favor e contra a ideia de que os animais têm direitos e que direitos são esses. 

3 comentários:

  1. Muito obrigada pelas leituras professor. Estou a ter alguma deficuldade em escolher a pergunta retórica por isso isto vai me dar uma grande ajuda... :)
    Oxana nº21 10ºN

    ResponderEliminar
  2. De nada, Oxana. Qualquer dúvida é só perguntar. E boas férias!

    ResponderEliminar
  3. Por acaso tenho uma dúvida sim. Queria perguntar se a pergunta "Os animais têm direito a vida?" é apropriada para o ensaio. Agradeço antecipadamente!
    Oxana nº21 10ºN

    ResponderEliminar