quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Aula intercontinental de filosofia


A aula de Filosofia do 11º B da manhã de hoje foi diferente do habitual, pois contou com a participação de Desidério Murcho, através do Skype, directamente de Ouro Preto (Brasil). Os alunos puderam ver e ouvir Desidério Murcho responder, em directo, às suas perguntas sobre o cepticismo e a resposta cartesiana aos argumentos cépticos, mas também sobre o último e o próximo livros do Desidério, Filosofia em Directo e Compreender a Filosofia (a publicar em breve), respectivamente. A conversa foi agradável e instrutiva, sem interferências nem problemas de ordem técnica. Os alunos do 11º B ficaram muito satisfeitos com a aula e até pediram para repetir. Está prometido.

3 comentários:

  1. Antes de mais queriamos dizer que a aula de filosofia intercontinental foi uma experiência muito inovadora graça ao grande poder tecnológico
    que se faz sentir nos nossos dias.
    São ideas como esta que fazem com que o gosto pela filosofia cresca entre nós, alunos.
    A Filosofia nao se limita somente a ler o manual e a escrever o que o professor diz, temos de ser nós a pensar e a formular a nossa própria opinião e deixar
    as opinões pré-feitas de lado.
    Achamos muito interessante esta experiência pelas seguintes razões:
    . Tivemos o contacto com um dos autores do nosso manual, Desidério Murcho;
    . Tivemos oportunidade de ouvir uma explicação de um professor de filosofia que lecciona numa Universidade no Brasil;
    . Desidério Murcho, deixou-nos completamentamente á vontade e até teve prazer em nos conhecer um por um;
    Gostavamos sinceramente de repetir a experiência e para o fazer nada melhor que convidá-lo para uma nova ligação intercontintal.
    Esperamos por si!

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde!
    Bem, o professor Aires disse-nos que o professor Desidério achava que não tínhamos gostado e que se calhar não quereríamos repetir.
    A minha missão, hoje, é fazer o professor Desidério mudar de ideias.
    Na minha opinião foi espectacular, porque nunca tinha feito nada semelhante em qualquer aula que já tenha tido na minha vida. Aquela aula de filosofia, a aula intercontinental, ficará na minha memória por ter sido tão inovadora, tão fora do comum. Eu, sinceramente, gostaria muito de repetir. Porque da primeira vez, estavas todos um pouco envergonhados, apesar da hospitalidade do professor Desidério, e desta segunda já estaríamos mais soltos. Quem sabe se até não poderíamos ouvir uma aula sua na Universidade.

    A Patrícia fica à espera de outra aula de filosofia directamente do Brasil. (:

    ResponderEliminar
  3. Boa noite !
    Quando o Prof. Aires comentou connosco que iria tentar por em prática uma super ligação filosófica ao Brasil, imediatamente comecei a imaginar como seria tudo, e até mesmo se seria possível realizá-la.
    Na quarta-feira realizá-mo-la e foi uma experiência não só instrutiva como também muito divertida.
    O prof. Desidério mostrou-se muito interessado pela nossa aula intercontinental, o que mostra que nada nos impede de repetir aquela dinâmica e super tecnológica conversa.
    O mini debate sobre cepticismo, que depois se alargou agradavelmente a outros temas, abriu-me bastante a mente e estimulou o meu pensamento e curiosidade não só para o tema em questão, mas para a Filosofia em geral.
    Acredito que as nossas ideias conseguem levar-nos muito além da fronteira do nosso país.

    Espero entusiasmada, outra aula intercontinental!

    Alice Duarte :D

    ResponderEliminar