quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Moral e religião


«Se Deus não existisse, tudo seria permitido», disse Dostoievski. A ideia aqui presente é que a distinção moral entre o bem e o mal (entre o moralmente certo e o moralmente errado ou entre o que deve e o que não deve ser feito) não depende da perspectiva de cada pessoa nem do que é socialmente aprovado; apenas Deus determina o que é moralmente certo e o que é moralmente errado. Mas será que o fundamento da moral é a religião? E será que a ilustração acima nos consegue dar algumas pistas sobre a resposta à pergunta anterior?

3 comentários:

  1. Sim, o fundamento da moral é a religião. Porque tudo o que é aceite como moralmente certo ou moralmente errado, está descrito nas várias religiões que existem.
    A ilustração apresentada apenas nos pode descrever que hoje em dia é bastante grande a dúvida que existe, sobre que religião seguir e o que devemos realmente aceitar.

    Adriana Santos
    10.º F , nº 19

    ResponderEliminar
  2. Olá professor Aires. Podia colocar aqui o seu PowerPoint sobre Deus? É porque lá está mais esclarecido do que no livro, e como vamos ter teste na quarta, era mais fácil ver as teorias.

    Beatriz Gonçalves
    10ºB, Nº6

    ResponderEliminar
  3. Ao meu ver, a moral está relacionada ao bom viver em sociedade.
    E, apesar da religião ter usado a frase, não a vejo com uma conotação religiosa, mas sim de boa convivência em sociedade: FAÇA AOS OUTROS SOMENTE AQUILO QUE QUERES PARA TI.

    ResponderEliminar